domingo, 19 de fevereiro de 2017

Calçadas que Caminhamos – Mapa de São Paulo

O piso “Mapa de São Paulo” também conhecido como “Piso Paulista” foi o revestimento mais aplicado nas calçadas da capital de São Paulo nos anos 60 e 70.

Seu desenho foi o vencedor de um concurso na capital paulista criado pelo então prefeito Faria Lima em 1965, foi o escolhido entre 4 protótipos montados na avenida Consolação.

A criadora foi Mirthes dos Santos Pinto que na época era desenhista da Secretaria de Obras da Prefeitura de São Paulo. Até hoje ela reclama uma recompensa financeira pela sua criação.

O projeto consiste em três peças de ladrilho hidráulico, uma preta, uma branca e outra dividida na diagonal em duas partes preta e branca que aplicadas alternadamente forma o mapa do estado de São Paulo geometrizado.

A primeira calçada executada com este modelo de piso foi executada na avenida Amaral Gurgel e com a força do poder público esse modelo de piso foi aplicado nas avenidas e praças sendo logo comercializado pelos fabricantes para ser difundido pelo comercio e residências conquistando muitos quilômetros de calçadas na cidade se transformando em um marco para São Paulo.

O revestimento usado para este piso é o ladrilho hidráulico, um produto cimentício prensado na dimensão 15x15cm produzido nas mesmas formas do piso 25 dados (depois falaremos deste modelo) e prensado em equipamentos manuais ou mecanizados.


A Segato não produz ladrilho hidráulico neste formato, mas já desenvolveu um protótipo em peças de 40 x 40 cm com o modelo Quadrati da linha Externa Rústica e ficou muito bom, recriando este modelo de calçamento com figuras maiores, muito legal.

Boas Obras!!! 

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Como Lavar Piso Elevado?

A manutenção do piso elevado é bem fácil e tranquila, somente requer de uma varrição diária para tirar folhas, papeis, terra e etc., como também uma lavagem conforme a intensidade do tráfego ou visualização de sujidades.

A lavagem deve ser feita apenas com água e sabão neutro, NUNCA com produtos ácidos como limpa pedra, cloro, ácido muriático, água sanitária entre outros produtos que são corrosivos e irão danificar a textura do piso.

Não deixar permanecer sobre o piso folhas secas, terra, óleos, bituca de cigarro, metais ferrosos, madeiras, tintas e outros materiais que podem manchar o piso com oleosidade ou resina. O uso de lixeiras, cinzeiros, pratos de vasos, para-barros de jardim, borrachas nos pés de bancos e cadeiras, protegem e ajudam na manutenção.

As vezes uma limpeza mais profunda se torna necessária quando alguma mancha aparece devido a falhas na varrição e lavagem padrão. Essa limpeza para remoção de manchas deverá ser feita com sabão alcalino e maior intensidade na esfregação com escovas. Repito, NUNCA com produtos ácidos.

Caso algum produto ácido ou oleoso caia sobre o piso, o mesmo deve ser lavado de imediato, com muito enxague, se possível usando sabão alcalino para neutralizar a acidez e corrosão.

A reaplicação do impermeabilizante é imprescindível para a longevidade superficial do piso e deverá ser feita conforme orientação do fabricante ou percebendo algum desgaste antecipado. 

A remoção profunda de manchas podem danificar o impermeabilizante e é recomendado a reaplicação nas placas atingidas.

A durabilidade do piso é enorme, porém o aspecto visual do piso é proporcional aos cuidados que o mesmo recebe, seguindo as instruções teremos um piso limpo e bonito sempre.

Boas Obras!!!

domingo, 5 de fevereiro de 2017

A Primeira de 2017

Na primeira matéria do ano damos as boas-vindas a 2017 na esperança de um ano próspero e de crescimento mais intenso que 2016 para todos.

A perspectivas são boas, temos notícias de vários lançamentos de obras e novos projetos em diversas áreas, sinal de que o mercado está reagindo e temos que trabalhar em especificação.

Logico que como o piso cimentício é um revestimento, muitas destas obras não chegarão este ano para o nosso mercado, porém reformas, obras já iniciadas ou de curto prazo como as do setor varejista se apresentam mais próximas.

Este ano começou bem comercialmente para a Segato; já estamos fornecendo pisos para a reforma de 12 lojas Carrefour e para uma escola SESI.

Teremos novidades em sistema de acabamento, aditivos e impermeabilizantes no piso alto trafego como também no sistema de aplicação do piso sobre piso acelerando o processo de reformas.

Por aqui completaremos 10 anos deste nosso blog e além das novidades e procedimentos, estamos já programando novas séries de matérias como as já lançadas “Estória de uma História”, “No Capricho”, “Inimigos do Piso”, “Presta Atenção no Serviço”. Faremos uma série sobre as calçadas que caminhamos, apresentaremos novas “Personalidades” e uma maior quantidade de matérias sobre pisos elevados e pisos drenantes.

Teremos mais um ano juntos, procurarei sempre além de apresentar os produtos que eu trabalho, ser também uma revista de fonte de informação e atualização, despertando o conhecimento e interesse sobre os Pisos Cimentícios e Marmorizados.
Boas Obras!!!


Related Posts with Thumbnails