domingo, 7 de agosto de 2016

Estória de uma História - A 1ª Exportação.


A primeira exportação de piso marmorizado brasileiro foi um fiasco.

No começo da década de noventa, eu trabalhava na Etergran, na época era a empresa que fornecia pisos para a maioria das lojas do Carrefour no Brasil.

Nenhum fabricante de marmorizado no Brasil havia exportado seus pisos, até o Carrefour convidar a Etergran para fornecer e aplicar os pisos em sua loja de La Plata, Argentina. O convite surgiu depois que o piso da loja feita anteriormente em Quilmes não ficar a contento.

Início dos problemas: A polícia federal entrou em greve e as primeiras cargas demoraram duas semanas para serem liberadas na fronteira, atrasando consideravelmente o início da obra, gerando um enorme desgaste.

Mais problemas: Os caminhões brasileiros não podiam trafegar na Argentina por causa que a altura regulamentar dos para-choques naquele país era diferente, então foi obrigatório fazer um transbordo da carga em Uruguaiana para caminhões argentinos.

 A Etergran não paleteava seus pisos, a carga era montada travando os pisos na carroceria do caminhão com sarrafos de madeira.

Neste transbordo a carga foi desmontada e o travamento desfeito. Com o piso solto na carroceria as cargas chegaram em La Plata com uma enorme quantidade de piso quebrado impossibilitando o início da obra.

Com o desgaste proporcionado o Carrefour suspendeu o envio do restante do piso e contratou a Bossi, um fabricante argentino, para fornecer o piso.

A colocação do piso argentino ainda ficou a cargo da Etergran, mas aí é outra história que depois eu conto.

Só por curiosidade, os argentinos chamam o piso marmorizado de baldosas.

Boas Obras!!!


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails